quarta-feira, 28 de abril de 2010

Last night em Paris...e partindo...



Depois do rapido retorno a Firenze e um passeio pela cidade...agora com minha menina...fui para a estacao central para embarcar para Paris. Tinha perguntado a tres pessoas, se era possivel embarcar para a Franca com a bicicleta montada, cada um me disse uma coisa. Faltando 7 minutos para embarcar, descubro que nao seria possivel entrar no trem com ela montada. Resumindo... a operacao que levou um dia para ser feita no Brasil, teve que ser feita em cinco minutos. Com a ajuda de meus pais, em tempo recorde, ela foi parar dentro do mala bike. Com 30kg nas costas(bike, alforges e acessorios), tive que sair correndo pela estacao...e para melhorar...estava sozinho no ultimo vagao; O trem era... como eu posso dizer... uma merda...rsrsr. Comprado pelo Brasil, tinhamos embarcado no "trem da central". E pela frente, pelo menos 10 horas de viagem.

Entrei no trem...Argelinos, Arabes, Franceses, Italianos e um Indiano, deitado no meu lugar...eu mereco! Fui arrumar um lugar para encostar o mala bike, pois nao haviam armarios para isso e por uma indicacao de um funcionario, tive que deixar na porta de saida do trem, entre um banheiro desativado e o maquinista. A noite foi bem cansativa. Tive que dividir minha cama com linha bagagem( pelo menos nao era o indiano ) e a cada parada que o trem fazia, acordava preocupado com ela, tadinha... sozinha.



Bom, 12 horas depois, chegamos a Paris. Eu parecia que tinha sido mastigado por um rinoceronte, estava um bagaco e nao resisti a ir aohotel dos meus pais, deixar a bike, tomar um banho, enfim relaxar... enfim... Cidade Luz.

(Paris, dias atras) Confesso que a volta a uma grande cidade foi um susto, vinha de dias em lugares muito isolados e demorei um pouco a comecar a entender Paris.

A primeira coisa que me chamou a atencao, foi a energia pulsante da movimentacao da cidade. Como na beleza caotica de uma musica classica...Tubas, Violinos, Pratos, Timpanos, sao regidos em sincronia. E no ataque do sinal verde, o caos da lugar a fluidez. Os instrumentos se completao e Paris se movimenta. Eu escolhi a Clarineta, que aqui, num intuito em frear meus devaneios, eles insistem em chamar de Velib': as famosas biciletas para alugar de Paris. E uma maravilha, tem em todos os lugares..tem ate marcha... e junto com o metro, e o onibus, ajudam e estimulam o Parasiense a se locomover. Fui a todos os lugares da cidade com ela.



Passado o susto inicial, comecei a curtir a cidade. A parte central e mais turisca da cidade e linda! Fui direto ver o Louvre ( so do lado de fora), o Champs Elysees, o arco do triunfo e claro, me programei para pegar o por do sol nos jardins da torre.



Paris, sem duvida nenhuma, foi o lugar onde eu
mais recebi dicas e mais dicas... esses meus amigos sao muito chiques...rsrsr, mas como tinha
poucos dias, fui obrigado a relaxar e nao pirar em


ter que "matar Paris". Com certeza, volto aqui um dia, de preferencia com uma pessoa para me guiar aos "secret spots" da cidade.

Depois do tour inicial, fui para meu albergue. Ele ficava um pouco mais afastado do centro, e a proximidade do cinturao que "protege" a Paris que conhecemos, das Citees(conjuntos habitacionais, normalmente abrigados por imigrantes), trouxe para perto, uma outra realidade de Paris. Povos de todas a nacoes, "atraidos pela luz", em busca de prosperidade, como fazem muitos nordestinos rumo a "terra da garoa", acabam em uma longa fila de distribuicao de sopa e comida. Aquela cena me fez pensar muito na atracao do homem pelos grandes centros. Porque aquelas pessoas deixaram suas casas, suas familias, seus paises de origem, para passar por isso... em Paris. Lembrei muito das viajens que fiz pelos interiores do Brasil.... e incrivel como sozinho, sem conversar com ninguem...nossa mente vooa.



O albergue era bem legal e no quarto, com mais sete pessoas, acordei animado para conhecer a cidade e louco por um banho, tinha chegado muito tarde e cai direto na cama...PUTZ!... o albergue nao fornecia toalha, mas para quem ja teve que tomar banho, no interior do Tocantis, por tres dias, com lencos humidecidos de nenem...usar uma camisa usada, seria mole...rsrsr.



Entrei sonolento no banheiro, quando fui presentiado por um gringo cantando "Minha pequena Eva" no chuveiro...hahaha..."o nosso alor na boltima astrolabe...ebaa", Salvador deixou lembrancas...rsrsr.

O dia foi de marilhosos museus, com um destaque para o D'Orsay...foda!! e o Pompidou, que eu era louco para conhecer.

Terminamos a noite ( eu e meus pais ), em delicioso restaurante Cubano. A base de Mojitos, Cuba Libre, uma comida maravilhosa...e uma garconete linda...a hora passou, a preguica bateu... e acabei estendendo meu saco de dormir no chao do quarto dos meus pais... e por la fiquei.

Acordei. Rodei muito e a ultima noite em Paris prometia ser uma delicia... um encontro com os queridos amigos Ze e Fe, de ferias pelas Zoropas.


Prometia e foi! Junto com o amigo deles (Syd), que mora aqui em Paris, encaramos um divertidisso"de bar em bar".(queridos adorei encontrar vcs por aqui!!!) A hora passou... o metro fechou... e a Clarineta, foi a solucao.

Hoje acordei meio mareado e parecia que eu ia fazer uma prova de vestibular...aquele frio na barriga, sabe?




O dia foi de arrumar o bagageiro, conferir tudo e passar o dia com meus pais. Almocamos e fui com eles a um lugar que minha mae queria me levar, desde que cheguei.


Na igreja da Medalha milagrosa, tive uma estranha reacao. Tivemos uma sorte e chegamos no meio da unica missa do dia. Sobre cantos e rezas, meus olhos encheram de lagrimas e tive que segurar muito a onda para nao cair no choro. Fui totalmente pego pela emocao da Fe daquelas pessoas. Levo comigo, uma medalha...nao custa nada se apoiar, ne?




Daqui a tres horas embarcaremos no trem... eu e ela...mais ninguem. Ta batendo um nervoso, mas estou com a certeza de que tudo ira dar certo.

Confesso que amei, ir relatando toda viagem por aqui. Nao sei muito como vai ser o acesso a internet daqui para frente, mas farei de tudo para continuar relatando essa deliciosa aventura.




Amo receber os comentarios, por isso nao deixem de postar, agora, mas que nunca, vou precisar....rsrs.






Beijo a todos, e se tudo der certo, daqui a um mes, volto ao Brasil!!!




beijossss!!!!!




Gian Carlo Bellotti

4 comentários:

Sempre Viva! disse...

Tirou fotos da minha vendinha, hein?!, Hein?!
Em breve passarei por aí!!
Inevejinha boa de tudo e, claro, embasbacada com as situações que, definitivamente só acontecem com vc!!

Beijos!!!! Saudades!

Dani Meres disse...

O Pompidou é meu museu predileto. Há 10 anos, foi lá que senti pela primeira vez, o impacto da arte. Nunca vou esquecer. Foi uma delícia te acompanhar até aqui. Vamos ficar esperando ansiosos as histórias da próxima fase. Se não der pra publicar, não deixe de escrever no Moleskini. BOA VIAGEM! bjs Dani

Unknown disse...

É, mon amour! Chegou a hora..
Como escreveu Hemingway, Paris é uma festa! Mas agora a viagem é outra..
Imaginei daqui a sua sensação na igreja..apesar de ser uma criatura de pouca (ou nenhuma) fé cristã, sou capaz de compeender sua emoção e a vontade da sua mãe em te levar lá. E proteção nunca é demais né?
Vamos que vamos! Estaremos todos com você..não sentiu nosso peso nos alforges?? rsrsrs
Mente sã e corpo são! Lembre-se de que com a cabeça na boa, todo o resto vai funcionar bem!
Tomara que role de postar, mesmo que seja mais raramente.. E agora, com certeza, esse caderninho vai bombar!
Se cuida! Muitas saudades! Beijos!

Unknown disse...

Irmão, estou orgulhosa! Se eu andasse sozinha por aí...ou aqui..rsrsrrs...já estaria perdida procurando um ônibus para seguir...rsrsrsrs.
Acho que vc ficou com a minha parte da "orientação"...papai economizou comigo!

Boa sorte, vai com Deus e não me arruma uma cunhada fedida, por favor!

bjs

Rob