domingo, 25 de abril de 2010

O Equilibrio na Toscana

Salve! Acabo de chegar de um tour de quatro dias na Toscana. Estou de novo em Firenze, em um internet cafe de uns indianos, com a bike encostada na porta e eu, todo "fantasiado" de ciclista. Hoje a noite embarco para Paris, o ultimo destino da primeira etapa da viagem...depois, rumo ao Caminho de Santiago de Compostela.


(Dias atras) Com os tiquetes de trem de nois dois, fui a estaçao para embarcar para Cortona. Ja escolado do jeito italiano de ser ( fui criado por um e depois de alguns dias por aqui..), ja sabia que obter informaçao nao era das coisas mais faceis. O italiano tem uma peculiaridade, que pude observar ao longo desses quas trinta anos. Ele acredita que seja la o que for...de mecanica de carro a fisica quantica, vc ja deveria saber aquilo e se nao sabe e burro, deveria saber...rsrsr. Imagine so uma simples informaçao do tipo.. vem ca? Como faço para embarcar uma bicicleta no trem? Algumas caras malmoradas depois, consegui embarcar e meio sem saber se estava fazendo tudo certo, pendurei a bike em um gancho, que mesmo sem ser italiano nato, deduzi que se tratava do lugar para bicicleta e fui procurar um lugar para sentar.

A viagem é maravilhosa, serpentiando os campos da Toscana, ia passando pelas estaçoes, vendo as pessoas, as casas, os campos floridos... e com o leve "ninar" do balanço do trem, me esforçava para nao perder aquele momento. Acho que ja estava sonhando, quando me deparei com o malmorado de terno, me pedindo os "billetos". Feliz da vida entreguei as duas passagens para ele. Ele olhou de um lado, olhou de outro e perguntou: "O que e isso?", "Os bilhetes.", respondi. Bom, no medo de entrar no trem errado, somado a sem saber o que fazer com a bicicleta, o burrinho brasileiro, esqueceu de validar os bilhetes. "Vaz tomar uma multa de cinco euros, para deixar de ser otario".









Chegando em Camucia ( cidade que da acesso ao vilarejo de Cortona), troquei os tenis pela sapatilha e com as indicaçoes que tinha pego pela internet, parti para tentar achar o hotel onde meus pais ficariam hospedados.(com mais 20 euros por dia, tinhamos conseguido um upgrade para um quarto enorme, com dois quartos independentes, cozinha, geladeira...uma beleza!).





Sai pedalando pela cidade e logo descubria que fazer isso com dois alforges pesados, nao e nada facil. Sai da cidade e por uma estrada secundaria, avistei o hotel. Meus pais, que estavam de carro e com GPS, ainda nao haviam chegado, pois estavam perdidos. Voltei ate o entrocamento da estrada principal e com "meu GPS", consegui guia-los ate o hotel.















A fome batia e saimos todos juntos para comer algo em Cortona. Como as dezenas de cidades medievais no inteior da Italia, Cortona era mais uma joia preservada que eu tinha o prazer de conhecer. Comemos num bar senssacional. O Bar 500, todo em homenagem ao carro da Fiat, tem no casal de donos o seu melhor ingrediente. Simpaticos e com um prazer indiscritivel em receber, rimos e tomamos Limoncelos, por conta da casa. Voltamos ao hotel depois pizzas, bruschetas e cervejas e pareceia que estava carregando um elefante nas costas. Aquela caminha quente me chamava: "gian....gian....". Mas a vontade de pedalar e explorar aquele lugar era maior. Me equipei todo e ja com um mapa mais detalhado da regiao na mao, sai sem fazer a menor ideia onde iria. Minha limitaçao...somente a luz do dia, que insistia em cair rapidamente.


Pedalei 25 km, com a luz caindo, o frio veio com força e aquela "pequena" volta so me deu agua na boca. Voltando ao hotel, so pensava em uma coisa...passar o dia todo pedalando.










A noite, aproveintando a cozinha do quarto, fiz uma macarronada com produtos locais...um tomate...humm!! sem comentarios..

O despertador tocou na fria sete e meia da manha, e quando levantei a cabeça em direçao a janela, putz! ...chovendo... e com a menor pinta de que iria parar. E ai? sair a sim mesmo, enfrentar o frio e a chuva, a possibilidade de ficar resfriado...resolvi voltar a dormir e ver se a chuva passava.








Nao passou, pelo contrario, so aumentou e a tempetaratura diminuiu. Nao tinha outro jeito, estava de volta ao carro e as decisoes coletivas.


Mas ai esta a beleza de uma viagem como essa. Acabei passando um dia... eu chamaria de "um dia a la, Monica Almeida", ou "um dia tipico...Dani Meres"..rsrsr...beijo nas duas! Duas queridas que sabem muito bem aproveitar a vida, usufruindo dos prazeres que o homem cria para satisfazer suas vontades.

O dia mais frio da viagem, foi pontuado por degustaçoes de vinho nas viniculas locais, queijos pecurinos frescos em mercadinhos, um maravilhoso almoço em Montalcino, regado ao famoso vinho "Brunello de Montalcino"...ai ai..














E seguindo uma indicaçao do dono do hotel, fomos parar numa cidade famosa por suas aguas termais. Eu ate relutei um pouco...besteira...eu um "backpacker", entrando em um centro de aguas termais, com hidromassagem, cromoterapia, fango termal e sei la mais o que... nunca me imaginei pagando para entrar num lugar desses...ainda mais em euro.


Mas fui....e posso dizer...foi uma delicia! O lugar era incrivel (http://www.termesensoriali.it/), e depois de fazer coisas que nunca tinha pensado em fazer...(calma, nada de mais..rsrs)voltando a noite, enquanto dirigia para o grupo, lembrava que eles,o grupo", tinha me proporcionado esse dia delicioso.

Assim, descobria que é sempre importante buscar o equilibrio. Quem tem a razao? Porque e sempre melhor do meu jeito? Voce tem que sempre estar preparado para o outro lado te surpreender.

Amanhaceu outro dia na Toscana e a chuva constante cedeu o lugar a um dia frio e com muitas nuvens. Hoje, nem a neve me seguraria em casa! Com a bicicleta carregada, um sanduiche na mochila, as duas caraminholas de agua abastecidas e o mais importante o mapa...sai totalmente sem rumo. Queria usar aquele momento para testar todo o equipamento ( bicicleta, roupas termicas, capas de chuva, bagageiros..) e principalmente eu, que depois de dias e dias a base de macarrao e vinho, me preoucupava muito com o que aquilo poderia ter feito com minha forma fisica...que ja nao e aquela coca-cola toda...rsrsr.



Vou contar uma coisa para voces...pedalar no frio nao e a coisa mais agradavel do mundo, mas com o passar dos quilometros, seu corpo entra em um movimento ciclico e como um motor a combustao, voce entra no automatico e esquece do frio, do vento e ate da chuva...que acabou me pegando no meio do caminho.

Os alforges pesados, transformam, qualquer subida em uma ladeira e acho que a falta de ingestao de proteina nos ultimos dias, fiseram meus musculos trabalharem um pouco mais.


Mas posso dizer...nem vou lembrar do "sofrimento"...estive em cada lugar, cada cantinho, inesquecivel. Pictogramas que ficaram gravados na minha mente para sempre.


A receita era... a cada bifurcaçao, parava, olhava o mapa, tentava achar alguma cidade na direçao que pretendia ir...achava e seguia. Nao sabia o que "pegaria" pela frente. Muita subida? Seria possivel voltar hoje? E para onde eu estava indo, teria algum lugar para dormir? E comer?

Sai pedalando...cidades deram lugar a vilarejos...vilarejos a fazendas...hum!...uma delas cheirava a azeite de oliva...e depois de subir uma serra, que putz! nunca mais esqueço! Na traseira de um caminhao de frutas, comi a maça mais gostosa da minha vida.

Rodei muito... depois de um pouco de lama nas fazendas locais, as ovelhas do queijo pecorino e um sanduiche a beira do lago, voltei a cidade e com tudo fechado a soluçao foi almoçar no supermecado local.
Depois do anterior dia de realeza, terminava meu terceiro dia de Toscana, almoçando com a mao, no chao do estacionamento de um supermercado...mas claro, sem perder a pose...no cardapio, salada de frutos do mar...rsrsr.

Assim percorri os 73km do dia. Com todo tipo de terreno, subidas..muitas subidas...descidas deliciosas, estradas de alfalto, estradas de terra, fazendas e até um lindo lago. Uma experiencia incrivel, um belo teste para nos dois e a reafirmaçao da importancia do equilibrio. Facil nao foi nao...mas me deu um gostinho de quero mais....

Em uma viagem de longa distancia de bike, ja percebi que nao adianta correr, nao adianta levar seu limite ao maximo, nem da bicicleta...porque? porque tem o outro dia... equilibrio!

Retornei a Firenze de trem e hoje a noite vou ao ultimo destino da primeira etapa da viagem: Paris!









Dia 29 parto rumo a Saint-Jean-Pied-de-Port, inicio da jornada do caminho de Santiago.



Saudade de muitos! bjs a todos e ate o proximo post!

Gian Carlo Bellotti

p.s: continue postando comments, e-mail e afins, adoro ler todos, mata um pouco da saudade e tras vcs para perto da viagem. bjs

p.s: Luizinho, vc irira pirar com esse lugar, se quiser um dia vir para um trip de bike...e so chamar.

10 comentários:

Dani Meres disse...

Amore, que saudades e que delícia te acompanhar na viagem.Na próxima, vou junto e enquanto vc pedalar descobrindo os encantos escondidos das cidades, te aguardo tomando banho de água termal ;-)
beijos grandes
Dani Meres

nandopavao disse...

Até eu (sim, eu, por mais incrível que isso possa parecer), fico animado em fazer uma viagem dessas. Irado cara! POste sempre que puder beleza?
Grande abraço!
ÊÊÊÊÊ viva o Pavunense

Luana Fornaciari disse...

você é meu ídolo! rsrs

beijos e até mais.

Unknown disse...

amei a homenagem!!!
Juro que pude sentir o gosto dos queijos e do Brunello. Vidinha ruim essa sua hein?!
Claro que eu entrei no site do lugar de aguas termais. Incrível! me jogaria em todas aquelas algumacoisaterapias!
Bom, divirta-se em Paris. Se tiver tempo, va no museu Quai Branly
http://www.quaibranly.fr/
Tenho certeza que vc vai pirar! Tome um verre de rouge e lembre de mim! beijos mil

Luiz Castilho disse...

Cara, tô até com raiva de você! rs...
Que viagem maneira! E está só começando.
Bem, vamos ver o que a vida nos reserva. Espero sim, estar aí um dia pedalando com você.
Abs
Curta bastante, com precaução e sabedoria!

Sempre Viva! disse...

Foda, foda; e pode ter certeza que seus amigos estão se sentindo tb pertinho de vc!
Esses seus relatos minuciosos alegram meu dia! Um avontade enorme de largar tudo e ir sentir os ares da Zuropa!!!

Alimente-me com essas notícias, me inspira!!!! Voa! Beijos!!!

Carlos Leandro disse...

Gian, FODA !! Muito bom ! Continue postando, tô acompanhando a trip...

Filme bastante, me amarrei na filmagem, depois te indico um bom cara para editar isso tudo aí !

hehehehe

abração !

Ricardo Wolf disse...

Té quem fim um videozinho!!! Manda mais aeeeee!!!

Beijo do Gordo!!! UOOOUUUUU

Monique disse...

Querido, continuo acompanhando! Seus relatos estão a cada dia com maior "aderência poética", como diria um professor meu da faculdade..hahaha
Amando as fotos! - a sua com aquele risinho clássico e espontâneo tá ótima, a da tia Sheila segurango o cacho de uva, muito fofa! E a dos tomatinhos, hummm, que vontade que deu! No mais, saudades de ti! Beijos
ps: mensagem para pessoa querida...acho que acerto no primeiro chute..

Unknown disse...

Filhao, estamos vibrando com cada noticia que recebemos, orgulhosos de suas conquistas e com muita saudade do nosso querido.
Suas postagens ja fazem parte do nosso cotidiano e de outros que estao virando seu fa.
A manteiga derretida aqui nem precisa de comentarios que vc ja sabe o que acontece..
Mesmo de longe, somos seu Anjo da Guarda e estamos torcendo para que voce chegue ao seu destino com saude e as boas vibracoes que estao te abencoando ate agora. Te adoramos muito. Mamy e Papa