sexta-feira, 30 de abril de 2010


Estava realmente bem nervoso...fazia tempo que nao me sentia assim... um caldeirao de emocoes na cabeca e ainda tinha a despedida dos meus pais na estacao de trem, parecia ate cena filme.


Olhei para tras, dei o ultimo adeus, respirei fundo e parti em busca do meu vagao. 32, 30, 29..."hei, amigo, vc tambem e brasileiro, nao e?...pelo amor de deus, como funciona esse negocio aqui?", um atordoado brasileiro, parecendo eu a dias atras, me pedia ajuda.


Com firmesa e seguranca, expliquei onde era o vagao, mostrei que eles nao tinham valiado o bilete e que nao se preocupassem, pois o trem so saria em 20 minutos. Tanta seguranca, que eles passaram o resto da viagem, achando qu eu ja tinha feito o caminho mais de uma vez..rsrs. Reafirmando o "poder do acaso", todas aquelas pessimas e engracadas experiencias com os trens na Europa, tinham me preparado para esse momento. Por isso que eu sempre digo... as cagadas da vida, viram apredizado, para quem sabe olhar para o lado bom delas...sem contar que vira historia para contar, ne?


No caminho pela plataforma; era possivel ver outros peregrinos, facilmente representados por suas roupas, botas, mochilas e claro a concha, simbolo utilizado para "marcar", os chamados "concheiros"... e agora, eu era um deles.


Curiosamente, eu, os tres brasileiros e mais um que vim conhecer no meio da viagem, estavamos no mesmo vagao. Dessa vez de TGV, logo, reconheci o lugar para colocar a bicicleta(que eu tinha decido levar desmontada, devido as ultimas ocorrencias...rsrsr) e fui para a minha confortavel poltrona. Minha poltrona era virada ao contrario, e olhando para Paris, o trem comecou a se mover. Ficava para atras a primeira etapa da minha viagem. Comecei a lembrar de muita coisa aue tinha passado nesses poucos e intensos dias e de novo deu vontade de chorar(acho que to ficando igual a minha mae...rsrs..uma manteiga..), olhava pela janela e derrepente uma lua inacreditavelmente linda descurtinou pelo vidro. Tive a certeza de que muita coisa ainda estava por vir...
A viagem pela madrugada foi suave e consegui dormir tranquilo, acordei perto das 6hs da manha. As 6:30, chegamos a Bayonne e ate o horario do onibus para Saint Jean (8:10hs), trocamos ideias, experiencias e percebi que na estacao, era o unico de bicicleta.

Cabecas, em sua maioria brancas, esperavam ansiosamente pelo "autocar", que nos levaria ao inicio da caminhada.





Acreditem ou nao, a "Dn.Maria"(sem nenhum preconceito, so relatando um fato..rsrs), conseguiu se perder na ida para a cidade, sim, a motorista do onibus...nao sabia o caminho. Algumas rotatorias depois, estavamos com a "proa" apontada para Saint Jean Pied de Port.

Chegamos na cidade e o ponto do onibus ficava um pouco distante do centro, imaginava o martirio que iria ser carregar aquela tralha pelas ladeiras do vilarejo. Carregar? Mas calma ai, eu estou de bicileta! Parei no meio da rua, na frente da casa de uma senhorinha, que olhova assustada pela janela, abri o mala bike e comecei a montar a bicicleta ali mesmo, aproveitando a tregua da chuva, me despedi dos amigos brasileiros(que pretendinhqm andar hoje mesmo ate o primeiro ponto - 8km),montei rapidinho a bike e sai...pedalando!



Com o mala bike na garupa, pensava como iria me livrar daqueles 4 quilos, agora, temporariamente sem utilidade.



Na terceira rua que virei, dei de cara com o correio, nao pensei duas vezes. "Querida, quero mandar isso para Santiago.", "Mas para qual endereco.", "Nao sei, qualquer um", bom e ao que tudo indica...vejo a mala, no correio central de Santiago de Compostelas, dentro de alguns dias.


Agora era hora de arrumar um lugar para dormir, diferente de meus novos amigos, minha ideia era me presentear com uma boa cama, um bom chuveiro e uma saborosa comida. So partirei amanha.

Por 68 euros(o mais caro aue paguei ate o momento), consegui um bom hotel, bem localizado e com todos os requesitos que queria.

Sai para conhecer a cidade e ir no local de assistencia aos peregrinos receber meu primeiro carimbo. Como se fosse um passaporte, a credencial da direito a dormir nos refugios publicos e os carimbos sao a comprovacao de que voce passou por aqueles lugares. Depois de pegar informacoes e dicas com a voluntaria, pude ler na parede da umida "garagem", que no ano de 2009, 413 brasileiros passaram por aqui. Agora em 2010, ja fazia parte da proxima estatistica.

Andei um pouco mais, comprei uma boa capa de chuva( pois alem do tempo bem mais frio que Paris, as nuvens carregadas, nao estao ajudando muito...) e a ideia hoje e descansar para sair bem cedo amanha.

Estou um pouco ansioso para encarar os Pireneus. Amanha tenho que subir um desnivel de 1400m, em 27 quilometros. Nesse primeiro trecho(um dos mais dificeis), nao temos muitos pontos de reabastecimento de agua, nem de comida e depois de tudo que li, temo ele desde o primeiro dia que
resolvi encarar essa...e vou encarar...so tinhosooo! rssrr.


Bom, vou procurar um "marche", para fazer um pequeno farnel para amanha, revisar a bike na garagem do hotel, tomar uma sopa quente e tentar dormir...claro...se o fantaasma do Pirineu, assim deixar...rsr.


bjs e ate o proximo post...espero eu, ja na Espanha,

Gian Carlo Bellotti






3 comentários:

Unknown disse...

Irmão,
Quero te desejar boa sorte, que você possa ter muita luz para enfrentar todos os desafios dessa viagem e que você possa encontrar o que está procurando... seja lá o que for! (uma cunhada, dinheiro, sabedoria, paz interior, as respostas para as perguntas da sua vida....) Estamos te esperando ansiosamente e estou pedindo aos santos que te iluminem!!
Um beijo estou morrendo de saudades e pode deixar que eu to cuidando direitinho da sua casa.
Boa Viagem!!
Sua Irmã Marifus

Luana disse...

Nossa, Gian.
me emocionei, sabia?

O Caminho de Santiago sempre instigou todo mundo que gosta de viajar. É algo que todos nós devemos fazer um dia, quando a nossa hora chegar. A sua chegou cedo, que bom, quando tem bastante energia pra gastar e ainda vai ter toda a vida pela frente pra aproveitar o aprendizado que vai ter com essa viagem.

Aproveite os momentos. Supere desafios. Pare pra observar as borboletas. E, se eu posso te dar UM conselho, esse eu aprendi com a Yoga: respeite os limites do seu corpo.

Carlos Leandro disse...

Tô acompanhando dia-a-dia seu passeio...
Viajar sozinho deve ser bom e desafiador, vê se num volta maluco !


Abraço!

Tô curtindo muito o blog !