sábado, 17 de abril de 2010

O Amor em Veneza

Chegamos a Veneza às 22:30hs, com a "ajuda" de alguns italianos, rodamos para la e para ca ate achar o hotel dos meus pais. Depois de instala-los, parti em direçao ao meu, que pelo que tinha visto na internet , ficava a 300m. Arrasta a mala, sobe escada, arrasta a mala.... Fui atendido por uma simpatica senhora, que depois de fazer meu check-in a quase 1h da manha, me informou que o meu quarto ficava do outro lado da cidade...putz! Na verdade, descobriria que estava melhor localizado que meus pais, mais a 1h da manha, com o frio de 10 graus, e tendo chovido a pouco, aquela noticia nao me soou muito agradavel.

Aquele caminhar noturno, acabou me proporcionando uma experiencia impar de Veneza. Caminhar sozinho por aquelas ruas e vielas, com o silencio sendo rasgado apenas pelo arrastar da minha mala de rodinhas, me transportava a um tempo em que Veneza borbulhava de navegadores e mercadores de todo o mundo.

O quarto era otimo, pequeno mais super limpo e logo dormi. Pela manha a solidao noturna deu lugar a multidao. Milhoes de linguas se misturavam e logo descobri que estava mais perto do centro do que a "realeza". Ja com meu tradicional mapinha no bolso, começava a entender a quela geografia maluca e logo cheguei ao hotel, onde filei um maravilhoso cafe da manha "0800".


O dia foi de descoberta de Veneza. E indescrivel! Nao deve haver nada parecido em nenhum lugar do mundo, talvez isso explique porque tantas nacionalides se misturam nessas vielas.

Para onde voce olha, la esta ela, "A foto mais linda que voce nao fez". Nao da para querer fotografar o tempo todo, nao da, vc vira a esquina e muito mais bonito do que a dez metros atras.

Andando de "vaporetto"(barcos publicos) as vezes me imaginava como um pintor. Imaginava as misturas de cores que teria que fazer, a perspectiva, a luz...e as telas iam surgindo na minha frente... metro a metro.

A tarde quando o resto da trupe cansou de andar, fui eu explorar o resto da cidade. Vielas, lojas, pessoas, ja ate dava indicaçao de direçao...hahaha. Consegui atualizar o blog e peguei indicaçoes da querida amiga Luana.

Depois de jantar com a "realeza", resolvi caminhar sozinho pela noite e a sorte me levou a uma das indicaçoes de Luana. Sobre centenas de sutias(que reza a lenda foram deixados por clientes), em um pub, tomando uma Guinnes, atualizei meu caderno de anotaçoes de viagem.

O dia amanheceu e fomos Murano, ilha famosa por suas esculturas de vidro. Os famos "cristais de Murano". A vinte anos atras, meus pais tinham ido na mesma fabrica, nao resistiram ao ver um cavalo ser formado na sua frente, e hoje o majestoso cavalo de cristal de murano, com detalhes a ouro, habita a nobre mansao dos Bellotti, em Jacarepagua.

As peças sao inacreditavelmente lindas, mas os preços estao cada vez mais proibitivos.
Voltamos e ja com o conhecimento geografico, guie a trupe pelo centro de veneza e almocamos na beira do canal. Para a noite fomos ao supermercado local e com €40, fizemos um banquete de queijos e vinhos no jardim do "hotel real". Taças de vinho mais tarde, o papo virou deliciosamente filosofico e entre um brie e um parma, falamos sobre trabalho, amor, aposentadoria e principalmente sobre os conflitos e as diferenças entre as geraçoes.

Eram 23:00 h e sozinho voltando pelo meu quarto, com a cabeça a mil, pensava se conseguiria deitar e dormir. Amigos, amores, trabalho, vida.. tudo pulsava na cabeça e a tal da conciencia, dizia que eu teria que acordar cedo...dirigir 400km...quando vi tinha passado a entrada da viela que dava acesso a minha cama. Cada grupo de pessoas que passava, eu tentava entender o idioma, pescar o assunto, ficava pensando uma forma de interagir. Passei por um casal brasileiro que estava discutindo algo sobre terem sido tratados mal...nao me pareciam muito no clima. Resolvi voltar ao quarto. Quando coloquei a chave na fechadura....nao consegui..voltei para a rua..rsrs.

Alguns minutos mais tarde estava novamente junto ao casal de brasileiros e ao primeiro sinal da lingua portuguesa perguntei: -"Brasileiros?"
Em lua-de
-mel, Bel e Adriano foram uma das mais belas surpresas de Veneza. Como um local, levei-os ao "Bacarojazz" e em baixo dos sutias que na noite passada tinham me feito companhia, falamos de vida, de amor, de casamentos, rimos muuuito, marcamos viagens..rsrsr...nos emocionamos.

Alguns mojitos depois, Bel queria me casar com a melhor amiga dela. Depois de muita propaganda, falei: -"Vamos ligar para ela entao!"( eu falo que celular tinha que ter bafometro, ninguem acredita!). Falamos com "quem sabe minha futura esposa" e mais alguns mojitos depois leveio-os ate a Praça Sao Marco, mais proximo a suite nupicial deles. Quase 3h da manha, com a praça praticamente vazia, nos despedimos a beijos e abraços emocionados e com um compromisso de um reencontro na "terra da garoa", rumamos em direçaoes opostas com a "quase certeza" de que nos veriamos de novo.

Num inesperado encontro, a romantica Veneza me presenteou com a visao do amor, naquela doce e inocente paixao dos recem casados. Fui dormir, pois ainda tinha muito acaso pela frente.

recado ao casal: Queridos, muito amor nesse casorio, vcs merecem! Obrigado por tornarem minha noite deliciosamente inesquecivel! Aproveitem o resto da lua-de-mel! Promessa e divida, nos vemos em Sampa! ( mande a foto para o meu e-mail, posto aqui depois )

beijos a todos,

Gian Carlo Bellotti

p.s: acabei de chegar a Firenze! e viva a UPS!!! Minha camera fotografica chegou, ufa!
p.s2: fica aqui o meu agardecimento ao Marcos e Teresinha que alem de terem consiguido resolver o problema da maquina, estao encarando a dificil tarefa de andar em uma lata de sardinha, segurando duas rodas de bicilcleta dentro, apertados e ainda com bom humor.

7 comentários:

livia arbex disse...

gian,

virei sua leitora fiel! seu blog tá um encanto só! viagem histórica, hein? beijo grande! aproveita!

livia

Luana Fornaciari disse...

Ai, Gian. Que legal.
Legal que você foi ao Bacarojazz.

Legal que voltou com pessoas, tipo seachandolocal.

Legal que percebeu uma coisa que eu já me dei conta também: Veneza ta ali, PRONTA pra ser fotografada. Cabe a você enquadrar e apertar o gatilho. Aliás, Veneza é toda meio assim.

Uma coisa: não deixe de pegar os endereços dos lugares legais. Faz mó diferença depois pra passar as dicas adiante. Se não fosse por isso, por exemplo, você nunca ia conhecer o Bacaro.

Não sei quantos dias vc fica em Florença, mas meu irmão e a namorada fizeram um passeio de um dia de bike pelo Chianti chamado I bike florence. Era meio carinho, mas irado.

Uma cidade que não falamos, aliás, mas que se der tempo dá pra ir no mesmo dia que Siena é San Gimignano. É irada, a cidade das 73 torres. Em 2 horas no maximo vc vê TUDO da cidade e é legal porque você vai dirigir na estrada mais linda do mundo e porque é uma daquelas cidades muradas da Toscana. Recomendo.

bjs e aguardo o próximo post.

Unknown disse...

Gianzinho, que lindo!!!!!
Continua postando, tô adorando acompanhar seus passos!
Beijosssss

Unknown disse...

A Italia é o lugar mais lindo do mundo! Que delícia Florença. Se tiver tempo vá na Trattoria Cibréo. Melhor polenta que eu já comi na minha vida.
Via de' Macci 122r, Florence, Italy (near Near Santa Croce)
beijos mil

Sempre Viva! disse...

Tô adorando acompanhar seu blog!!!
Quero mais e mais!!!
Está fazendo o dia de muitos bem mais feliz!!!

Beijos em todo aí!

Unknown disse...

Amore mio!!
Que grata surpresa ler e conhecer sua desenvoltura com as palabras.. Não que não te achasse capaz..longe disso.. Mas você tá conseguindo levar contigo todo mundo que lê seu blog. Até te vi, com sutiãs acima da cabeça, fazendo anotações no caderninho.. Adorei!
ps: essa nuvem vulcânica vai atrapalhar os planos dos teus coroas?
Beberei um chopinho (talvez mais..) no Pfeffer hoje em sua homenagem! Amo-te! Beijos!

Anônimo disse...

Gian lendo seus escritos só posso dizer que é muito bom ser seu amigo, vc é muito especial e sensivel.