domingo, 2 de maio de 2010

Dia 01 e 02: Exorcisando o Fantasma dos Pirineus




Tinha passado a noite inteira com o estomago reclamando. A pessima comida do unico restaurante aberto em Sain Jean, deixou lembrancas. Acordei passando meio mal e a chuva e o frio lá fora eram desanimadores. Depois do café, nao teve jeito, acabei vomitando. Estava um pouco debilitado, mas super ansioso para começar.

Abasteci as caramilholas com agua da fonte e parti, cruzando o portao da cidade. Me deparava pela primeira vez, com uma companheira leal: a seta amarela. ( utilizada para indicar todo o caminho). Estava muito frio e chovendo, e logo depois da saida da cidade, a ladeira de asfalto já anunciava o que estava por vir.

Minha bicicleta estava muito pesada, preocupado com comida e agua, tinha feito um farnel grande e só aumentou o peso da bicicleta. No final da primeira ladeira, vejo um ciclista ( frances ), descendo. Ele me parou e disse que estava impossivel subir, que estava muito escorregadio e que a visibiliade chegava a perto de zero. Ele seguiria o caminho "normal" ao primeiro dia das bikes: a carretera (asfalto). Logo pararam atras de mim dois ciclistas italianos. Falamos para eles do problema...um olhava para o outro...e agora? Desistir? Sem tentar?

Talvez tenha tomado a decisao errada. Mas o que é uma decisao errada? Se voce tomou uma decisao....acaba de acertar.

Subir a montanha, com a bicicleta carregada, chuvendo, com um frio que deve ter chegado a 5/6 graus, ventando.... provavelmente foi a coisa mais dificil que fiz na vida. Seriam 27 km até o primeiro lugar possivel a dormir, 18km de subida. Aqueles pequenos numeros pareciam pouco para mim...ingenuidade, hoje no segundo dia, já percebi que a quantidade de quilometros nao importa e sim o tipo de terreno e as dificuldades que voce enfrentara pela frente.

Logo no inicio da subida de terra, tive que descer da bicicleta e começar a empurrar. Aliás foi o que eu mais fiz nesse primeiro dia. Estava totalmente impossivel passar ali de bicicleta. Onde era cascalho...parecia uma cachoeirinha, onde era barro...tinha virado lama e onde tinham folhas caidas...tinha virado uma "sopa de folha", impossivel de pasas pedalando. Quando cheguei do outro lado, em Roncesvales, fiquei sabendo que estava entre os quatro ciclistas que tinham tomado, essa "talvez" insana decisao.




Nesses 18km, voce sai de 150m de altura...e vai a 1438m. Empurrar a bicicleta, ladeira acima, de sapatilha de bicicleta(detalhe: nao sao impermeaveis), nao foi nada facil. Mas a gente subestima muito nosso corpo. Essa maquina e capaz de coisa que ate Deus duvida. Aliás, no quilometro cinco, foi a primeira vez que tive que conversar com ele.
A alguns anos atras, tive uma experiencia espiritual bem impressionante para mim, principalmente por nao ter pedido aquilo e por nao estar em nenhum local digamos.. de culto.

Nessa experiencia, o "sujeito" que apareceu, me disse que eu nao precisaria nunca pedir proteçao a ninguem, pois a minha volta haviam muitas pessoas que ja tinham partido...cuidando de mim. Desde entao, chamo eles de "meus anjos".Nao sou um cara que sigo nenhuma religiao, mas tenho fé em várias coisas. Na hora do desespero, ajuda muito.


E ontem foi um dia em que precisei muito dos meus anjos... e eles estavam lá.

O tempo só piorava, e passando por um abrigo, parei para tomar um café. Nao dava nem vontade de tirar fotos...so queria que aquilo acabasse logo. Alguns metros depois, "esbarrei" com o Conrado. Numa coincidencia incrivel, tinha conhecido ele a quase dois meses atras, numa loja de esportes de aventura no Donwton. Ele estava mais rapido que eu...e logo passou. Aliás isso era o mais difícil. Eu carregava morro acima o peso de duas ou tres mochilas, e os caminhantes...passavam.

No alto do morro, pensei:"É...tá achando que isso aqui é para qualquer vagabundo?!rsrr" e logo lembrei de meu padrinho que infelizmente já partiu. Ele me tratava carinhosamente de "oh vagabuundo!" e logo as tais lagrimas que insistem em me acompanhar na viagem reapareceram.

Mas a certeza de que ele é um dos anjos que me protegem, me deu uma força incrivel e passei uma pirambeira de barro e pedra, que nunca achei que iria passar.

Depois do topo, sabia que teria uma descida grande. E era, ainda com algumas subidas, mas bem mais leves. No último trecho, tinha sido alertado para evitar o bosque e descer pelo asfalto...depois daquilo tudo...perder nos penaltis? Fui pelo bosque.

Cruzou por mim uma senhora japonesa, cantando uma linda cançao. Me lembrava a vo da Flavia, minha ex-mulher(um beijo se vc estiver lendo isso ), tenho certeza que arrancaria lagrimas dela.

Logo descubri porque nao era aconselhavel descer por ali de bicicleta. A descida se transformou em um donwhill extremamente tecnico. Mas dessa parte eu gostei...rsrs.


Passei novamente por Conrado e ele me disse que dormiria em Burguete, resolvi fazer o mesmo e fiquei no mesmo hostel que ele. Jantando com um brasileiro...detalhe, do Jardim Botanico..rsrs..terminava só o primeiro dia. Havia exorcisado os Pirineus.

O segundo dia foi bem "mais tranquilo"...eu diria "mais normal". Muitas decidas, mas que com a bicicleta, nem sempre isso é sinonimo de faciliade. O bagageiro pesado, pedras pontiagudas, muita lama da chuva do dia anterior e alguns desfiladeros, tornam o caminho um prova de montainbike. Lembrei das trilhas de uma decada atras, com o amigo e irmao, Leandro.
Mas hoje deu para começar a curtir a brincadeira. Rodei 50km e percorri o equivalente a dois dias a pe. Vou tentar começar com essa média e aos poucos ir aumentando.

Passamos por lindos campos, montanhas e vilarejos abandonados pelo tempo. E a sempre presente seta amarela, me ajudou a cumprir meu objetivo de hoje: Cizur Menor.

O frio ainda está apertando, mas a chuva deu uma tregua e hoje só peguei um pouco de garoa.

Me instalei no albergue de peregrinos, encontrei um dos brasileiros que estavam no trem de Paris e vamos sair no vilarejo para jantar algo.

Sempre que puder, posto notícias. Beijos e muita saudade de um chopinho no Rio de Janeiro, com os amigos queridos!


Gian Carlo Bellotti

























14 comentários:

livia arbex disse...

só consigo pensar nessas palavras: meu herói! histórias pra 3 gerações no mínimo!!!!!!! hehehe! beijo!

nandopavao disse...

Vai nessa meu amigo! Força ai! E continua postando sempre hein!

Frota me ligou e falou para marcarmos um chopinho na sua volta!

Grande abraço!

Unknown disse...

QUE LOUCURA!!! Pior do que seus aviões minúsculos na Amazonia! Muitos beijos e muita sorte

Dani Meres disse...

Está bom demais te acompanhar por aqui. É isso mesmo grande amigo, siga enfrentando seus medos, fuja da luz branca que depois do perrengue sempre vem a glória. beijos, saudades
Dani

Luiz Castilho disse...

Amigo
Embora eu ainda não tenha partido (você bem sabe que estive ali bem no limite. rs...) e nem seja um anjo (putz, isso então... Melhor não comentar) pode ter certeza que estou aí em pensamento contigo. Me sinto um pouco responsável por você estar aí, por ter te contaminado com esse vírus da bike.
É incrível esse Caminho. Olha o que ele já está fazendo com você, com a sua espiritualidade logo no primeiro dia. Que experiência intensa!
Vai com tudo!
Estamos juntos!
Poste notícias sempre que der.
Abs!

Anônimo disse...

O Rio de Janeiro vibra a cada postagem. Estamos esperando o chopp da volta. Beijos,
Ju Forli

Leandro Rocha disse...

Fala muleque! cara estou torcendo mto aqui, vc está no seu ''raykambiente''...coisa de maluco né.

Bjos do Irmão

Leandro

Guga Gordilho disse...

Se joga, Gian Carlo! Fiquei com duas dúvidas:

- Nessa friaca não da dor de ouvido enquanto pedala?
- Você acha que uma bike estilo Caloi Easy Rider seria mais confortável? Pra pedalar com a coluna mais reta.

É isso ai, na dúvida se jogue. É melhor errar do que se arrepender depois.

Abração,
Guga

Unknown disse...

Irmão,
Lembre-se que sempre temos anjos, principalmente a gente que tem uma "anjona" lá em cima de acompanhando de perto.. com certeza a vovó está de olho em você... e claro, pra garantir, pedi aos meus também pra te acompanharem e te ajudarem muito neste caminho!!
Bjs e bjs da sua irmã Marifus

Sempre Viva! disse...

Caramba, começou em grande estilo, vivendo uma vida em uma caminhada! Tenho certeza que está se saindo bem mais do que vc esperava ou imaginava...
Seus anjos, tanto os que já foram quantos os que aqui estão, ficam de olho em vc, com o coração e pensamentos nessa sua pessoa, que nos dá tanta alegria e preocupação! rsrsrs!!
Beijocas!

Unknown disse...

Filho, estamos SEMPRE torcendo muito para que tudo corra muito bem. Saudades!

Unknown disse...

Gianzinhoooooo!
Vc é tão lindo! Que emoção ler seu blog, com suas fotos lindas!
Ai querido, estamos aqui vibrando com cada notícia e cada nova imagem!
Meu marido tem hora para ler seu blog, todo santo dia ele dá um conferi para ver se tem novidades!!!
Vc merece essa viagem inesquecível! Adorei a foto de vc com os tomatinhos na mão, na cozinha!
Beijos e mais beijos, saudades de vc queridão!

Anônimo disse...

Gian querido,
tenho acompanhado seu blog e estou adorando. Rio, sinto até aquele frio na barriga e tb me emociono.
Ainda não tinha lido a última postagem e conversando com minha comadre, ela me contou...
Abri correndo o blog e fiquei bastante mexida! Pode ter certeza q o seu padrinho, q te adorava, está dando uma mãozinha!
Sabe q eu tb fico super emotiva nas viagens? Choro até ao ver uma paisagem bonita...
Mas é bom deixar esses sentimentos aflorarem, temos mais tempo e sossego para isso fora da rotina.
Fiquei entusiasmada com "os cabeças brancas", acho q tb consigo fazer esssa caminhada.
Muitos beijos, Gian e continue aproveitando cada minuto dessa aventura inesquecível.
Teus padrinhos sempre vão te abençoar e proteger!
Dinda Nisia

Unknown disse...

Gian, vc nao me conhece, mas sou prima da tia Heloisa, q tb e prima da sua mae..alem tb de ser paciente da sua mae, que me trata com todo o carinho do mundo..
So quis entrar para te parabenizar por essa aventura maravilhosa, que confesso nao ter coragem para encarar..
Muito sucesso e paz para vc..
Tudo de bom!!!