sábado, 15 de maio de 2010





Sessenta e cinco quilometros, nunca foram tao distantes. O último dia foi muito duro. Muita chuva, frio e as intermináveis montanhas da Galícia. Parti junto com os amigos paulistas e ter companhia na trilha novamente foi uma delícia. Pedalando junto com o Márcio, conversamos muito sobre tudo. A chuva em alguns momentos se misturaram as lágrimas e mesmo com um pouco de dor no joelho, avançamos os quilometros, animados em finalmente chegar a 
Santiago.
A fome e frio fizeram a gente fazer uma parada estratégica logo no quilômetro trinta. Comemos um polvo delicioso e para espantar o frio...o Zé se atracou com o secador de maos do banheiro..rsrsr....eu preferi aderir ao grupo do vinho! rsrsr.

Rodamos mais muitos quilometros de chuva e lama e paramos para almoçar. Faltavam 22 quilometros...e eles nunca foram tao duros. Nao acabavam nunca!














Às 18:30hs da tarde, finalmente chegamos ao "Morro do Gozo", chamado assim porque  muitos peregrinos ajoelhavam no chao de alegria quando finalmente conseguiam avistar as torres da catedral.


Ainda faltavam 6km, e era engraçado, nao estava emocionado, nao estava chorando, parecia um vazio...como 
se fosse mais um dia. Tolinho...rsrsr... Fomos entrando pela cidade, seguindo as últimas "flechas amarelas". Para chegar a frente da catedral, era preciso descer da bicicleta e encarar uma escada. Pronto, toda a frieza e o vazio, deu lugar ao banho de lágrimas. Fiquei muito emocionado. Os três companheiros de viagem, foram recebidos com beijos e abraços de suas mulheres, nos comprimentamos e larguei a bicicleta no meio da praça e fiquei alí, olhando para a catedral e chorando. Uma senhora me cutucou e falou:-"Parabéns...queres que eu tire uma foto?".

Fomos pegar nossa "Compostela"(certificado de conclusao do caminho) e junto com os casais, me hospedei em um dos melhores hotéis da cidade, eu merecia..rsrsr( Um viva ao cartao de crédito!). Depois de um belo banho, saímos todos para jantar e a noite, com pinta de comemoraçao, foi adoravelmente hilária. Sobre a atuaçao de vinhos e licores, dançamos pela rua, rimos muito...nos divertimos.

14 dias, 820km depois, cheguei a Santiago de Compostelas!

Nao é preciso ser nenhum mago, nem  tao pouco um italiano..rsrs(beijo pai!), para fazer uma anologia do caminho com nossas vidas.
Os desafios, os terrenos difícies, o planejamento, o imprevisível, a beleza da simplicidade,  a certeza de que depois de uma tormenta, pode vir outra...aprender a aprender...





Talvez a vida seria mais fácil se a única certeza fosse seguir uma se amarela...mas que bom que nao é tao fácil, né? 
Ter feito esse caminho, nao me faz melhor do que ninguem, nem tao pouco diferente de ninguém. Acho que a diferença e a mudança é interna, nao se manifesta com brilhos, encontros com alquimistas ou visoes, se manifesta no amadurecimento.

Em todos esses dias, tudo o que eu tinha estava em cima de uma bicicleta. Sozinho, você é praticamente obrigado a interagir, a se permitir conhecer as pessoas, a deixar o imponderável se manifestar.

Foi muito difícil, principalmente por causa do clima. Mas sabe aquela linda marquinha que quase todos nós temos no joelho? Um tombo de bicicleta, uma batida na quina da mesa, talvez uma briga com um irmao, ou até um escoregao na beira da piscina.... podem se passar décadas, mas é só você olhar para aquela cicatriz e tudo passa como um filme na sua cabeça...você nao esquece nunca. Ter feito esse caminho com tanta dificuldade, me fez uma linda cicatriz...na minha cabeça...e no meu coraçao.



Hoje fui a tradicional missa dos peregrinos, com o "Botafumeiro"(defumador) e nao deixei de pedir pela saúde de toda a minha família e amigos que me acompanham no "meu caminho".

Postar aqui nesse blog, foi uma experiencia muito interessante para mim. Nunca me expus tanto. Acho que até vai ser engraçado reencontrar os amigos....agora eles sabem mais e mais de mim..rsrsr. Mas foi muito gostoso e obrigado a todos que postaram mensagens tao carinhosas.

Obrigado também aos meus pais, queridos que sempre me apoiam em qualquer maluquice que eu invente. Minha irmazinha, que tocou o mundo real, enquanto eu estava fora e todos os novos amigos que cruzaram meu caminho!

Daqui sigo para Lisboa e de lá...Rio de Janeiro!! Já consigo sentir o cheiro do churrasco na Mansao dos Bellotti!!

Um beijo grande, saudade de todos!!!  E até a proxima aventura! Agora é hora de voltar para casa, trabalhar...dar um descanso para o coraçao da mamae....e se preparar para a próxima!

bjs

Gian Carlo Bellotti

 

9 comentários:

Luana disse...

Ai, ai... Pra variar, me emocionei.

Foi demais a viagem, Gian. Acredito que todos seus amigos choraram contigo, riram, sentiram pena nos momentos bizarros, alegria a cada conquista. E pudemos viajar com você, pensar junto a cada pausa para refletição... E agora fica um orgulhinho do meu primeiro amigo que encarou esse caminho. Deve ter sido muito emocionante chegar.

E que continue em cada um a semente de que a felicidade é um caminho, não um destino.

nandopavao disse...

Grande amigo!

Parabens brother! Muito foda poder acompanhar o Blog! Todo dia eu esperava por uma atualização!

Agora é só esperar pelo churrasco! Com carne "VIP" e prato comprando em "USA".

Grande abraço!

Maíra Fernandes de Melo disse...

puta que pariu! foda! só dá pra dizer isso mesmo. aguardamos você de volta.
beijos

Marcelo Pereira disse...

Demais, Gian! "Viajei" muito ao longo do seu relato neste blog. Que coisa incrível que você realizou - a própria viagem e este depoimento. Um dia ainda faço o Caminho, a pé ou de bicicleta...

Abração,
Marcelo

Juan disse...

Bravo Gian Carlo...un abrazo muy, muy fuerte. Me alegre que te haya dejado cicatriz en tu corazon El Camino. Cuidate mucho. Saludos de Juan y Pilar.

Felipe Lobo disse...

Fala, Gian!

Sensacional a sua viagem, cara! Um dia tomo coragem e faço o mesmo. Parabéns, histórias espetaculares, de levar para toda a vida. Assim que é bom!

Aproveite Portugal!

Abs,

Felipe

Clara Eyer disse...

Vai ficar me fazendo chorar?


Parabéns, Gian!
Que a sua alma sempre se abasteça de emoções como essa.

Um abraço forte estilo cume do Agulhas Negras!

Unknown disse...

Só falo contigo qdo vc tomar banho e tirar toda a craca...rsrsrsrs

postei uma mensagem atrasada no dia da homenagem...beijocas

Rob

Ricardo Wolf disse...

Parabéns!!!