sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

::Literatura:: 1808 - dica para entender melhor a raiz do problema

"Foi o único que me enganou."

Napoleão Bonaparte, nas suas memórias escritas pouco antes de morrer no exílio da Ilha de Santa Helena, referindo-se a D.João VI, rei do Brail e de Portugal.

Em uma semana onde notícias como a do superfaturamento da obra da Cidade da Música, pagamento de salários atrasados aos marajás da ALERJ e os ecos do cartão corporativo ainda são lidos nas bancas de jornais, começei a ler o livro 1808 de Laurentino Gomes.

O livro relata a corte portuguesa no Brasil.

Ainda estou no começo do livro, mas já virei seu divulgador extra-oficial.

É impressionante como voltar ao passado é primordial para entender essa bagunça que virou nosso país.

Antes de mudar é preciso entender.

Link para o livro: 1808

3 comentários:

Unknown disse...

Gianzinho!!
Bem-vindo ao time dos bons! Hist�ria � isso, uma bela forma de aprender - ou n�o, como no nosso caso - com os erros do passado!
Beijos,
Ana Carolina
(Pindorama)

Marcus Veras disse...

Depois desse, recomendo que vc leia "O Império à Deriva", escritor por um australiano de 30 anos,e o próprio Laurentino cita em algumas oassagens no livro dele.
abs!

André Aires disse...

Antes de mudar é preciso entender.
Bom isso. Muito bom. Se você analisar isso aqui, camarada, você vai entender que a malandragem está me todo o lugar. Não tem jeito. Acho que o problema, Gian, tá no povo. Agente aceita tudo muito fácil.

Abraço, muito legal esse espaço aqui.

Fui.

Mande lembranças a todos.